Notícia

Caps Queimadas realiza mostra de arte em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Publicado em 18/05/2023 às 14:26

Em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado neste 18 de maio, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) está realizando a 1ª Mostra de Arte com as peças de artesanato confeccionadas por seus usuários.

A exposição está montada na Praça de Alimentação do Mercado Público, e tem como intuito trazer visibilidade para a causa da inclusão social e luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental.

O movimento da luta antimanicomial busca combater os preconceitos que cercam as pessoas com sofrimento mental, bem como a ideia de que elas devem ser isoladas nos chamados manicômios, em razão de tratamentos que não zelam pelos direitos fundamentais do cidadão e pelo seu bem estar.

As peças expostas na mostra foram confeccionadas durante as oficinas de artesanato que são ofertadas no Caps. Neste processo, cada participante é estimulado a compreender-se como um ator social importante, com capacidade e habilidades de desenvolver seus próprios produtos. Além do artesanato, a mostra de arte conta também com um painel que evidencia a realização de atividades culturais e passeios de intercâmbios, realizados pelos usuários e suas respectivas famílias, com o apoio da equipe CAPS.