Com recorde de público e sucesso entre os visitantes, 2ª Expo Rural Queimadas-PB se consolida entre os grandes eventos agropecuários da Paraíba

Publicado em 21/08/2023 às 18:07

A segunda edição da Expo Rural Queimadas-PB, realizada no último final de semana (18, 19 e 20 de agosto), consolidou a iniciativa da Prefeitura Municipal como uma das principais feiras agropecuárias do Estado da Paraíba. O evento, que já faz parte do “Circuito Apacco de Exposições Agropecuárias de Caprinos e Ovinos”, contou com uma estrutura três vezes maior que a edição anterior e movimentou toda a economia local.

Ao longo dos três dias, milhares de pessoas visitaram a exposição, que ocorreu de forma integrada entre o Parque de Eventos e o Mercado Público da cidade. Dentre os visitantes, destaque para os turistas vindos de diversos estados brasileiros, a exemplo de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia e Rio de Janeiro.

Além de ver de perto os animais presentes na exposição (caprinos, ovinos, bovinos e equinos) o público visitante também desfrutou dos sabores da gastronomia e dos produtos oriundos da agricultura e pecuária regional, conferiu a diversidade do artesanato nordestino, as tecnologias e novidades do segmento agrícola e as apresentações artístico-culturais.

Também foram realizados o 3º Concurso Regional de Queijo Bovino, o 1º Concurso Regional de Queijo Caprino, o 1º Torneio Leiteiro Bovino do município, a Mostra da Caprinocultura integrada ao Circuito Apacco – com as provas de julgamento em pista e os torneios leiteiros caprinos, e diversas palestras temáticas voltadas para auxiliar os produtores no aperfeiçoamento de suas atividades produtivas, a comercialização de produtos da agricultura e pecuária local,

Todos estes atrativos proporcionaram uma experiência inovadora e diferenciada na região. Entre os visitantes da Expo Rural, as avaliações principais foram as parabenizações à Prefeitura de Queimadas e à Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEAME) pelo nível de organização do evento e, sobretudo, pelo olhar diferenciado em relação às políticas de apoio e de incentivo ao desenvolvimento rural no município.

Para o prefeito Carlinhos de Tião, idealizador da Expo Rural e grande incentivador da agropecuária na região, o sentimento é de missão cumprida e de gratidão por todo o resultado que o evento representa. “A Expo Rural não é apenas a oportunidade de mostrar o que o município tem de melhor em termos de produção rural, mas ela representa também o aquecimento da economia, desde os produtos que foram vendidos aqui na feira, os negócios que foram fechados, até os serviços que estão atrelados ao evento de um modo geral e que beneficiam toda a cadeia produtiva municipal”, destacou Carlinhos.

Já o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente Aurélio Albuquerque, que ao lado de sua equipe foi responsável pela organização de toda a 2ª Expo Rural Queimadas, destacou a visibilidade e a valorização do trabalho do homem do campo proporcionada pelo evento. Para ele, é essencial que toda a sociedade conheça mais as atividades desenvolvidas pelas famílias rurais. Os torneios leiteiros, os concursos de queijos e todos os demais produtos expostos pelos próprios fabricantes foram uma das maneiras de promover esta valorização.

A 2ª Expo Rural Queimadas-PB contou com o apoio direto do Sebrae e do Governo do Estado da Paraíba, além de diversas outras instituições e empresas de fomento ao empreendedorismo rural. Mediante ao grande sucesso alcançado em 2023, a organização do evento já projeta uma edição ainda maior para o ano de 2024.