Equipe de Cabedelo visita Queimadas para conhecer a rede municipal de ensino e os resultados do Programa Educar pra Valer

Publicado em 23/03/2023 às 11:03

Nos dias 20 e 21 de março, o município de Queimadas recebeu a equipe da Secretaria de Educação de Cabedelo-PB, que veio fazer uma visita técnica afim de conhecer de perto a aplicação do Programa Educar pra Valer na rede municipal de ensino, bem como a estrutura das escolas queimadenses.

A equipe de Cabedelo veio representada pela secretária Priscila Resende, pelo secretário adjunto Jordan Dornellas, e pelos articuladores do EPV Eric de Lucena e Isabella Paiva. O município litorâneo também faz parte do Educar pra Valer, tendo ingressado no mesmo período que Queimadas. No entanto, os excelentes resultados alcançados pela equipe do prefeito Carlinhos de Tião despertaram o interesse deles virem até aqui, trocar experiências e observar as estratégias pedagógicas adotadas aqui.

No primeiro dia, os visitantes participaram de uma reunião com prefeito Carlinhos de Tião, a equipe SEDUC e os coordenadores regionais do Programa Educar pra Valer; visitaram a Escola Municipal José Pereira de Souza, no sítio Caixa D’água, e a Escola Municipal Antônio Amaro, no sítio Campinas. Já no segundo dia, eles participaram de um encontro com os gestores de todas as escolas da rede municipal de ensino e de uma reunião de análise e feedback com a equipe Seduc.

Admirada com as experiências vivenciadas em Queimadas, a secretária de Cabedelo, Priscila Resende, agradeceu pelo acolhimento e pelo empenho da equipe local em compartilhar todas as suas informações e estratégias adotadas. “Parabenizo vocês pela sintonia, pelo trabalho que está sendo realizado, para nós foi uma experiência muito boa e é isso que queremos levar para o nosso município, para que a gente tenha esse resultado também lá”, destacou Priscila.

No início do Ano Letivo 2022, Queimadas implantou em sua rede municipal de ensino a metodologia de ensino do Programa Educar pra Valer, com o objetivo de garantir o direito de aprendizagem de todas as crianças na idade certa. Desde então, o município vem alcançando significativos avanços na Educação Básica e sendo espelho para outros municípios.