Prefeito Carlinhos de Tião se reúne com reitora do IFPB e apresenta Queimadas como candidata a receber um campus do IFPB

Publicado em 05/09/2023 às 12:19

Ao lado do deputado federal Hugo Motta, o prefeito de Queimadas, Carlinhos de Tião, e os gestores das cidades de Sapé e Mamanguape participaram, na última segunda-feira (04), de uma reunião com a reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta.

O intuito do encontro foi apresentar à reitora, às potencialidades e a candidatura dos três municípios para sediar novos campi do IFPB, tendo em vista a proposta de ampliação dos Institutos Federais sinalizada pelo Governo Federal.

Na oportunidade, cada gestor expôs um panorama geral do seu município, com destaque para suas respectivas características, para os investimentos na educação pública e para as ações de incentivo ao desenvolvimento regional. Tanto Queimadas, como Sapé e Mamanguape possuem particularidades e protagonismo em suas regiões geográficas que lhes habilitam a receber o projeto do IFPB.

Conforme o prefeito Carlinhos, a visita foi bem sucedida e este dia poderá se tornar um momento histórico para Queimadas. Desde que o Governo Federal lançou a proposta de expansão dos IF’s, a Prefeitura visualizou uma oportunidade ímpar para o município.

“Sabemos que Queimadas tem todos os requisitos necessários para um projeto dessa magnitude e, apesar dos editais referentes a esse programa não terem sido lançados ainda, nós já demos um primeiro passo, que foi justamente formalizar, junto à reitoria, o nosso desejo de receber um campus do IFPB e firmar as parcerias necessárias. Com o apoio do deputado Hugo Motta e ao lado de Sapé e Mamanguape, vamos acompanhar as próximas etapas e buscar essa conquista para os nossos municípios”, explicou o prefeito.

O deputado Hugo Motta, por sua vez, destacou os impactos positivos que uma instituição do porte do IFPB proporciona aos municípios, tanto do ponto de vista educacional quanto econômico. “Nós temos a condição de projetar para as gerações futuras uma região que vai, a partir da educação, ter melhores condições de educação, ter um centro formador de profissionais e do engrandecimento do nosso estado. Então, estamos aqui oficializando esse desejo dos três municípios e assumindo o compromisso de atuar para garantir a instalação desses novos campus do IFPB aqui na Paraíba”, destacou.

IFPB - Referência em ensino profissional na Paraíba, o IFPB é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação e Cultura – MEC. Atualmente, conta com 21 unidades espalhadas em todo o Estado e oferta diversos cursos presenciais e a distância, nas modalidades integrado ao ensino médio, subsequente, superior e pós-graduação (stricto sensu e lato sensu), além de cursos de Formação Inicial e Continuada. Todos gratuitos. A instituição conta ainda com diversos programas de Pesquisa, Extensão e Inovação, envolvendo estudantes, servidores e colaboradores.