Prefeito de Queimadas recebe comenda Defensor da Criança e do Adolescente durante realização do I Fórum Municipal Contra o Trabalho Infantil

por Publicado em 22/11/2017 às 16:35

O prefeito de Queimadas, Carlinhos de Tião recebeu a Comenda Defensor da Criança e do Adolescente, na manhã desta quarta-feira (22), durante realização do I Fórum Municipal Contra o Trabalho Infantil: Desafios no Enfrentamento. O evento aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Queimadas e contou com a presença de mais de 150 pessoas, além de exposição de palestras de autoridades no assunto de Campina Grande e João Pessoa.

A procuradora do Ministério Público do Trabalho, Dra. Marcela de Almeida Maia Asfora e o Promotor da Infância e Juventude de Queimadas, Dr. Fernando Cordeiro Sátiro Júnior também foram homenageados com a Comenda Defensor da Criança e do Adolescente.

O evento foi uma realização da Prefeitura de Queimadas, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação do município, o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest-CG), Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Superintendência do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM).

O Fórum teve a participação dos palestrante: Clóvis da Silveira Costa (auditor fiscal da Superintendência do Trabalho e Emprego - STE), Anna Karla Souto Maior (coordenadora do CEREST-CG), Anna Paula Batista dos Santos (técnica de referência estadual das ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI), Erivaldo Genuíno Lima (coordenador pedagógico do município de Queimadas), além da procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT), Marcela de Almeida Maia. Foram abordados temas como: Os Impactos do Trabalho Infantil no Rendimento Escolar das Crianças e dos Adolescentes; A Importância da Intersetorialidade no Enfrentamento ao Trabalho Infantil; Prejuízos do Trabalho Precoce para a Saúde das Crianças e Adolescentes e Ações do CEREST-CG voltadas para a Problemática do Trabalho Infantil na 2ª Macrorregião de Saúde, que é composta por 7 municípios, incluindo Campina Grande.

A secretária de Desenvolvimento Humano do Governo do Estado, Cida Ramos enviou um vídeo justificando sua ausência e parabenizou o município de Queimadas pela iniciativa em realizar o I Fórum Municipal Contra o Trabalho Infantil. Confira o vídeo, clicando aqui.

Para ter acesso as palestras que foram abordadas durante realização do I Fórum Municipal Contra o Trabalho Infantil: Desafios no Enfrentamento, clique na respectiva palestra abaixo:

A Importância da Atuação integrada dos Órgãos de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, no Combate ao Trabalho Infantil, com a Procuradora do Ministério Público do Trabalho, Dra. Marcela de Almeida Maia Asfora

A Importância da intersetorialidade no Enfrentamento ao Trabalho Infantil, com a sra. Anna Paula Batista dos Santos – Técnica de Referência Estadual das Ações Estratégicas do PETI

Prejuízos do Trabalho Precoce para a Saúde de Crianças e Adolescentes, com o auditor fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego/PB, Dr. Clóvis da Silveira Costa

O Papel da Saúde do Trabalhador no Contexto do Trabalho Infantil, com a coordenadora do Cerest-CG, Anna Karla Souto Maior