Prefeitura de Queimadas promove a Semana do Bebê, com ações dedicadas ao fortalecimento da Primeira Infância

Publicado em 23/08/2023 às 13:18

De 20 a 26 de agosto, a Prefeitura de Queimadas promove a Semana do Bebê. A iniciativa envolve todas as secretarias municipais e tem por objetivo fortalecer os programas de proteção e de atenção básica à primeira infância no município.

Nesta edição de 2023, a temática abordada é a “primeira infância em 1º lugar”. Durante toda a semana estão sendo realizadas ações educativas relacionadas aos cuidados essenciais durante os primeiros anos de vida, bem como a importância da família para o desenvolvimento infantil.

No domingo, dia 20, a Semana do Bebê teve sua abertura oficial com uma missa celebrada na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Guia, na qual foi apresentada à comunidade a proposta e os objetivos da programação.

Na segunda-feira, 21, foi promovido um curso básico de primeiros socorros para professores da educação infantil e trabalhadores da primeira infância. Neste dia também foi realizado o Teste do Pezinho e a vacinação BCG na Policlínica Municipal, com roda de conversa e orientações para os pais e responsáveis.

Já na terça-feira, 22, gestantes e lactantes atendidas pelo Programa Criança Feliz, CRAS e unidades básicas de saúde participaram de um momento diferenciado: o ensaio fotográfico “AMAmentAÇÃO”, que teve como meta dar visibilidade à temática do aleitamento materno e os seus benefícios para o desenvolvimento das crianças.

A programação continua nos dias 23, 24 e 25 com atividades socioeducativas nas creches municipais, envolvendo as crianças e suas respectivas famílias. No sábado, dia 26, será realizado o culto de encerramento da Semana do Bebê na Igreja Presbiteriana Renascer, a partir das 19h30, aberto à toda população.