Notícia

Programa Recicla Queimadas e SESST realizam entrega de EPI's para catadores de materiais recicláveis

Publicado em 15/05/2023 às 10:46

Os catadores de materiais recicláveis atendidos pelo Programa Recicla Queimadas participaram, na última quinta-feira (11), de reunião intersetorial promovida pelas secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente (SEAME), Desenvolvimento Social (SMDS) e Saúde (SESAU).

O encontro teve por finalidade entregar aos catadores novos equipamentos de proteção individual (EPI) e apresentar-lhes o Serviço Especializado em Saúde e Segurança do Trabalho (SESST), bem como os atendimentos sociais ofertados pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e pela SMDS.

A entrega dos novos EPI's foi resultado da parceria entre Prefeitura de Queimadas, SESST e Ministério Público do Trabalho (MPT-PB), com intuito de promover o acesso dos trabalhadores aos equipamentos necessários para o desenvolvimento de suas atividades laborais, minimizando assim os riscos de adoecimentos e acidentes de trabalho. Cada catador recebeu um par de botinas e um par de luvas.


RECICLA QUEIMADAS

Implantado em maio de 2022, o Programa Recicla Queimadas é uma iniciativa da Prefeitura de Queimadas, por meio da SEAME, para a realização da coleta seletiva no município, auxiliando as famílias envolvidas na atividade da reciclagem de forma que elas obtenham melhores condições de trabalho e mais rentabilidade com o correto processo de gerenciamento dos resíduos sólidos domésticos.

Desde então, a SEAME vem promovendo diversas ações para conscientizar a população sobre a necessidade da coleta seletiva e para apoiar os catadores nos seus trabalhos diários, a exemplo da disponibilização de equipamentos de proteção individual (EPI), orientações técnicas, organização de pontos de apoio para os catadores de reciclagem durante as festividades realizadas na cidade, entre outros.


Galeria de fotos