Notícia

Programa Recicla Queimadas e SESST realizam entrega de EPI's para catadores de materiais recicláveis

Publicado em 15/05/2023 às 10:46

Os catadores de materiais recicláveis atendidos pelo Programa Recicla Queimadas participaram, na última quinta-feira (11), de reunião intersetorial promovida pelas secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente (SEAME), Desenvolvimento Social (SMDS) e Saúde (SESAU).

O encontro teve por finalidade entregar aos catadores novos equipamentos de proteção individual (EPI) e apresentar-lhes o Serviço Especializado em Saúde e Segurança do Trabalho (SESST), bem como os atendimentos sociais ofertados pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e pela SMDS.

A entrega dos novos EPI's foi resultado da parceria entre Prefeitura de Queimadas, SESST e Ministério Público do Trabalho (MPT-PB), com intuito de promover o acesso dos trabalhadores aos equipamentos necessários para o desenvolvimento de suas atividades laborais, minimizando assim os riscos de adoecimentos e acidentes de trabalho. Cada catador recebeu um par de botinas e um par de luvas.

RECICLA QUEIMADAS

Implantado em maio de 2022, o Programa Recicla Queimadas é uma iniciativa da Prefeitura de Queimadas, por meio da SEAME, para a realização da coleta seletiva no município, auxiliando as famílias envolvidas na atividade da reciclagem de forma que elas obtenham melhores condições de trabalho e mais rentabilidade com o correto processo de gerenciamento dos resíduos sólidos domésticos.

Desde então, a SEAME vem promovendo diversas ações para conscientizar a população sobre a necessidade da coleta seletiva e para apoiar os catadores nos seus trabalhos diários, a exemplo da disponibilização de equipamentos de proteção individual (EPI), orientações técnicas, organização de pontos de apoio para os catadores de reciclagem durante as festividades realizadas na cidade, entre outros.