Notícia

RETROSPECTIVA: investimentos na Agricultura garantiram produtividade e desenvolvimento na zona rural de Queimadas

Publicado em 05/01/2019 às 16:39 2765 Visualizações

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Queimadas tem e muito que comemorar os avanços obtidos pela Pasta, em 2018. Nunca antes na história do município, houve tantos investimentos e incentivos para os agricultores e produtores rurais. Segundo avaliação do médico veterinário e secretário, Aurélio Albuquerque, nos últimos dois anos, a zona rural de Queimadas recebeu atenção especial e, nos últimos 12 meses, o desenvolvimento foi progressivo. Para Aurélio, a atual gestão realizou inúmeras ações, programas e obras que mudaram consideravelmente a realidade da zona rural do município. 2018, iniciou com a homologação da lista do Garantia Safra, através do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e os boletos foram devidamente entregues. O secretário de Agricultura explicou a importância do Programa e assegurou aos agricultores terem renda com sua produção, principalmente ao passarem por condições ambientais adversas. “Esta é uma forma de estarmos mais próximos, auxiliando nosso agricultores no início do ano e cumprimos com nossas obrigações em dia”, disse.

O corte de terra também fez parte das ações da Agricultura, em 2018. Após realizada a etapa de cadastramento de mais de 1500 agricultores da zona rural de Queimadas, a Prefeitura de Queimadas, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente deu início, em março de 2018, ao programa do Corte de Terra para os produtores rurais. No total, foram cadastradas 62 comunidades e foram efetivadas aproximadamente mais de 3 mil horas de corte de terra, oferecidas gratuitamente aos homens e mulheres do campo. Cada produtor teve direito a até duas horas de trabalho em sua propriedade.

Ainda em março de 2018, o prefeito de Queimadas, José Carlos de Sousa Rego promoveu, na Fazenda Bonita, localizada em Caturité, o 1ª Dia de Campo sobre Sistemas de Produção de Palmas Forrageiras, por meio do “Programa Palmas pra Queimadas”. Na oportunidade, o gestor assinou convênio com a empresa Palmas-PB onde foram doadas, para os agricultores da zona rural do município, durante os meses de março e abril, cerca de 1 milhão de raquetes, como forma de estimular e incentivar o cultivo da palma forrageira resistente.

O Programa Palmas pra Queimadas foi concebido no início de 2018 e trata-se de uma iniciativa público-privada, entre a Prefeitura Municipal de Queimadas e a empresa Palmas-PB. O Programa tem como objetivo a disseminação do cultivo da palma forrageira resistente no município de Queimadas e é totalmente voltado aos agricultores da região. Mais de 200 agricultores da zona rural de Queimadas e de outras regiões estiveram presentes, participando do treinamento com orientações técnicas.

Implantado em julho de 2017, o ProGenética da Secretaria Municipal de Agricultura, pioneiro em Queimadas, teve continuidade e em abril de 2018, no sítio Oiti, na zona rural, nasceu a primeira bezerra oriunda do Programa de melhoramento genético. Esta foi a primeira vaca inseminada e o sêmen foi de um touro holandês adquirido da Central AltaGenética. A iniciativa da Prefeitura Municipal de Queimadas, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Seame) prevê melhorias para o rebanho dos produtores rurais do município e realiza inseminações artificiais gratuitamente em bovinos desde julho de 2017.

Em junho de 2018, a Prefeitura de Queimadas, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Seame), comemorou no dia 5, o Dia Mundial do Meio Ambiente com orientações e distribuição de mudas para os munícipes. Em 2018, as comemorações tiveram por tema: “Plante essa semente e cuide dela, para que suas futuras gerações possam desfrutar delas”. Segundo informações do secretário, Aurélio Albuquerque os profissionais da Secretaria de Agricultura de Queimadas, montaram uma tenda em frente a Seame, localizada à rua Odilon Almeida Barreto, Centro e atendeu a população das 8h às 12h.

O Dia do Agricultor também foi motivo de comemoração e no dia 28, a Seame promoveu das 8h às 13h, no Terreiro do Forró, localizado na rua Eunice Ribeiro, Centro, um evento alusivo ao Dia do Agricultor. O evento contou com a parceria das Secretarias de Desenvolvimento Social, de Infraestrutura, de Cultura e de Saúde. Mais de 500 pessoas estiveram presentes. A programação incluiu exposições de máquinas e produtos agropecuários e de algumas bezerras provenientes do ProGenética e entrega de prêmio ao 1º produtor do Programa de Inseminação Artificial, feira agroecológica, sorteio de brindes, barracas de lanches, barracas de Saúde com serviços como teste de glicemia e aferição de pressão arterial, distribuição de mudas, forró pé-de-serra, apresentações culturais, concurso de Melhor Queijo, realização do bingo de um bode e várias outras ações e atividades.

Com o objetivo de trocar experiências e adquirir novos conhecimentos, a Prefeitura de Queimadas, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Seame) e alguns produtores rurais do município estiveram presentes, no dia 21 de julho/2018, à 6ª edição do Dia D, na Fazenda Carnaúba, em Taperoá. O projeto movimenta a economia da região e é um dos maiores dias de campo do Brasil. Segundo informações do secretário, Aurélio Albuquerque a Fazenda Carnaúba é exemplo de superação, uma vez que está localizada em uma região desfavorável para o plantio e criação de animais. No entanto, é referência para todo o Brasil. “Fomos conhecer de perto o sucesso da propriedade, que em meio a uma região tão desfavorável, consegue implantar na agropecuária sistemas de produção que até hoje vem dando certo”, ponderou.

Em agosto de 2018, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Seame) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Queimadas (Seduc) realizaram, no dia 10, uma ação de conscientização da importância de se plantar árvores e de preservação do meio ambiente junto aos alunos da Escola Municipal Alzira Maia, localizada no sítio Zé Velho. No total, foram entregues 16 mudas de ipê roxo, uma para cada turma que foram plantadas em áreas próximas à Escola e que teve o envolvimento de várias crianças no plantio dessas mudas. Cada turma adotou uma muda e ficou responsável por ela até o final do ano, aguando e tendo todos os cuidados necessários.

Em novembro de 2018, mais uma vez a Prefeitura de Queimadas, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente realizou, no dia 18 de novembro, no Parque Beira Rio, a capacitação “Dia de Campo” que contou com a participação de mais de 40 produtores rurais. Durante o treinamento, foram oferecidos mini cursos sobre: Via de Administração de Medicamentos, Métodos de Contenção e Prática de Descorna em Bezerros. Segundo informações do médico veterinário e secretário de Agricultura de Queimadas, Dr. Aurélio Albuquerque, a capacitação teve como objetivos levar conhecimento sobre as vias de administração de medicamentos, bem como, as técnicas corretas de contenção dos animais para minimizar os riscos de acidentes tanto para o criador quanto para o animal.

E também mereceu destaque o Projeto Horta na Escola que em parceria com a Secretaria de Educação continuou, em 2018, na Escola Municipal Tertuliano Maciel, localizada no Ligeiro. O Horta na Escola tem como objetivo educar sobre o cultivo de hortaliças para que a partir da atividade de plantar, cuidar e colher, os estudantes passem a valorizar as práticas campesinas. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Queimadas, Aurélio Albuquerque afirmou que a parceria feita com a Seduc deu resultados bastante positivos. “As crianças além de aprenderem na prática a atividade de plantar e colher, aprendem também a cuidar do meio ambiente valorizando e dando a devida importância à natureza”, destacou Aurélio.

 

 
Galeria de fotos