Seminário municipal dialoga sobre os 33 do ECA e as ações de garantia dos direitos da criança e do adolescente

Publicado em 10/08/2023 às 18:59

A Prefeitura de Queimadas-PB está promovendo, nestes dias 10 e 11 de agosto, o Seminário Municipal do Estatuto da Criança e do Adolescente. O evento é alusivo aos 33 anos do Estatuto e tem por intuito promover um espaço de fortalecimento da perspectiva de garantia de direitos por meio da capacitação de todos os atores envolvidos na rede de atendimento à criança e ao adolescente do município.

Durante os dois dias, o seminário conta com a participação de técnicos e profissionais que atuam nas áreas ligadas à proteção e garantia de direitos, a exemplo os serviços de saúde e de educação pública, dos órgãos e serviços da assistência social, do sistema de justiça, poder executivo, legislativo e outros.

Neste primeiro dia, o seminário foi abrilhantado com a participação do juiz titular da 2ª Vara Mista da Comarca de Queimadas, Jeremias Cássio Carneiro Melo; e do procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT-PB), Raulino Maracajá Coutinho Filho.

Os dois palestrantes parabenizaram a iniciativa da Prefeitura e dialogaram sobre a temática proposta – ECA 33 anos: da informação para a ação, garantindo avanços nos direitos das crianças e adolescentes – com significativas contribuições para o fortalecimento das atuações em rede.

Além do conteúdo de natureza técnica, o evento também promoveu a participação artística das crianças e adolescentes atendidas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Eles apresentaram um pequeno recitam com coral e violões, e uma encenação musical temática, chamando a atenção para a necessidade de se combater o trabalho infantil e todas as formas de violência contra a criança e o adolescente.

Para a secretária de Desenvolvimento Social de Queimadas, Maria Alzenira Alexandrino, “este é um momento ímpar e muito importante”. “Aqui estão os técnicos que fazem a rede de atendimento funcionar em todo o município, reunidos para ampliar seus conhecimentos e também para vislumbrar novas estratégias de atuação. Assim, seguimos de mãos dadas em busca de construir um futuro mais acolhedor”, frisou a secretária.

No segundo dia do seminário, a advogada e coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (CREAS) de Queimadas, Luana Brito, dialogará com os seminaristas sobre a escuta especializada de criança e adolescente em situação ou testemunha de violência e a atuação dos profissionais da Rede de atendimento.