SMDS e PRF realizam pit stop de conscientização sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Publicado em 18/05/2023 às 13:30

18 de maio é o dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, uma campanha que requer o envolvimento de todos os atores públicos e sociedade civil para garantir os direitos e o bem estar das crianças e adolescentes. Neste sentido, a Prefeiturade Queimadas-PB, o Centro de Referência da Assistência Social (CREAS) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) realizaram na manhã de hoje um pit stop de conscientização sobre a causa.

A ação contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e foi realizada em frente à unidade da PRF, na BR-104, com a distribuição de materiais informativos sobre o que é violência e exploração sexual de crianças e adolescentes, quais os canais de denúncia disponíveis à população e quais os serviços de assistência social mantidos pelo poder público. A equipe também visitou o Mercado Público da cidade e distribuiu cartazes nos estabelecimentos da praça de alimentação.

O inspetor da PRF, Luiz Damásio, destacou a importância da campanha e a parceria entre as instituições para conscientizar a sociedade sobre a importância de cada cidadão no combate a estes crimes. "A PRF é interessada nessa campanha, pois existem muitos casos de abuso de menores à beira das rodovias federais. Hoje estamos aqui junto ao CREAS de Queimadas para alertar a população. Todos nós somos responsáveis por combater essas situações de vulnerabilidade, que comprometem o futuro dos adolescentes", disse o inspetor.

Já a coordenadora municipal do CREAS, Luana Brito, reiterou a atuação diária dos órgãos que fazem parte da rede de proteção à criança e ao adolescentes no município de Queimadas, destacando que, além dos canais de denúncia Disque 100 e Disque 123, que são mantidos a nível nacional, as pessoas que precisarem de algum esclarecimento sobre o tema também podem procurar o CREAS, seja presencialmente na Rua José Maia (em frente ao antigo Mercado Público) ou através d eligação pelo telefone (83) 99162-9150.